VANTAGENS:

1- Redução da poluição e das taxas de carbono: A preservação do meio ambiente também depende de cada um de nós — e não apenas dos dirigentes dos países e das grandes empresas. Por isso, cabe a você fazer escolhas na sua rotina diária que contribuam para diminuir os impactos ambientais.

A energia solar é uma grande aliada na redução da poluição e das taxas de carbono. Afinal, esse recurso é considerado limpo, ao contrário de usinas termelétricas, por exemplo, que produzem energia a partir do carvão mineral.

2- Baixa manutenção: Por serem compostos por apenas dois principais elementos — painéis solares e inversores —, os sistemas de energia solar apresentam baixas necessidades em relação à manutenção. Os únicos custos que envolvem o sistema de energia fotovoltaica são a limpeza periódica dos painéis. Ou seja: se levarmos em consideração que a fonte operacional da energia solar é gratuita, podemos dizer que o usuário desse tipo de alternativa terá uma economia considerável no seu orçamento.

Depois de instalado o sistema, os cuidados requeridos envolvem somente a limpeza e a fiscalização dos painéis solares. Tanto esses equipamentos quanto os inversores são feitos para trabalhar continuamente. Além disso, a vida útil dos componentes do sistema fotovoltaico é longa.

3- Energia Infinita: Considerando que a fonte da geração de energia fotovoltaica é o sol, podemos afirmar que essa alternativa nunca acabará. Afinal, o sol sempre será a estrela central do nosso sistema.

Independentemente de, em alguns dias, a luz do sol apresentar mais ou menos força, ela sempre estará presente. Por isso, a energia solar é tida como limpa, natural, infinita e renovável.

4- Economia de até 90% na conta de energia: Não podemos deixar de citar a grande diferença que o uso da energia solar traz para o seu bolso. Quem tem esse sistema de geração instalado em seu imóvel consegue produzir 100% da energia que consome. 

Isso significa que a redução da conta de luz é de até 90% e imediata. 

5- Valorização do imóvel: Seja um imóvel comercial ou residencial, pode ter certeza de que, ao ter um sistema de energia solar instalado, automaticamente o seu valor de mercado aumentará. Afinal, o possível comprador vai contabilizar toda a economia que terá ao longo dos anos em relação aos seus gastos anteriores com energia.

Isso significa que a quantia que você investiu ao optar pela instalação de um sistema fotovoltaico na sua casa ou no seu comércio voltará para o seu bolso acrescida de uma rentabilidade. A razão é simples: quem comprar o imóvel deve levar em consideração que não terá de passar pelo processo de busca e adequação para a produção da energia solar.  

6- Investimento com custo-benefício: O valor do investimento ainda é o maior obstáculo para quem deseja implantar um projeto de energia fotovoltaica em sua casa, seu negócio ou na indústria. É claro que a instalação desse tipo de sistema envolve um custo relativamente alto no Brasil, mas a quantia sofre bastante variação.

Tudo depende do nível de consumo de energia no imóvel e de como é o aterramento da localização, entre outros fatores. É importante salientar que não importa o valor do investimento para começar a gerar energia solar: os ganhos econômicos que esse sistema proporciona, em comparação com o convencional, representam uma redução na fatura de energia elétrica de até 90%.

Além disso, o Retorno sobre Investimento (ROI), mesmo variando de acordo com o consumo, costuma ser obtido em um prazo médio de quatro anos. Se levarmos em consideração que o equipamento tem uma vida útil de 25 anos, você terá 21 anos para produzir energia solar com todo o seu investimento já pago.

7- Sustentabilidade: Como mencionamos, a energia solar é considerada limpa (em oposição aos combustíveis fósseis), pois não gera resíduos poluentes e gases causadores do efeito estufa. A sustentabilidade da produção de energia fotovoltaica fica por conta do seu processo natural de geração, o qual necessita apenas da irradiação solar para existir.

Além disso, a instalação dos sistemas fotovoltaicos não impacta de forma negativa a natureza. 

A energia solar implica diversos benefícios tanto para o usuário quanto para o meio ambiente. Você economiza dinheiro, seu imóvel fica valorizado, o ecossistema é preservado e, ainda por cima, há a possibilidade de sair na frente quando o assunto é tecnologia de ponta. Trata-se de uma relação ganha - ganha, sem lados negativos, pode acreditar.

DESVANTAGEM:

1- A energia solar não gera eletricidade durante a noite: À noite ou em dias nublados, quando a eletricidade solar não está disponível ou é insuficiente para atender às suas necessidades, o sistema pode automaticamente alternar para usar a eletricidade da rede elétrica para manter seu fornecimento de energia contínuo. Isso é conhecido como um sistema solar conectado à rede da concessionária, e é uma opção muito comum para proprietários de sistemas solares, pois combina a confiabilidade da rede elétrica com os benefícios da geração solar.

2- Custo inicial: É um custo significativo no Brasil associado à instalação de sistemas fotovoltaicos. Embora a energia solar seja uma fonte limpa e sustentável de eletricidade, a compra e instalação de painéis solares, inversores, baterias e outros componentes pode ser um investimento inicial considerável. No entanto, é importante notar que, ao longo do tempo, a economia gerada pela geração de eletricidade gratuita a partir do sol pode compensar o custo inicial e até mesmo resultar em economias substanciais a longo prazo.